EXAMES PARA DIAGNÓSTICO DA ARRITMIA

Para descobrir se você sofre de arritmia cardíaca, qual o tipo exato do seu problema, e encontrar o tratamento ideal para você, seu médico deve lhe solicitar alguns exames. Leia sobre os mais pedidos.
  • Eletrocardiograma de Repouso
    Este exame é bem simples e pode ser realizado nos consultórios de cardiologia. Doze fios, chamados de eletrodos, são colocados sobre a pele dos membros e do tórax, e um aparelho capta o sinal elétrico dos batimentos cardíacos inscrevendo-os em uma folha de papel ou na tela do computador. Se você apresenta uma arritmia que se manifesta constantemente, o teste consegue fazer o diagnóstico por completo. Muitas vezes, contudo, a arritmia aparece somente em determinados momentos, e pode não ser registrada quando o exame está sendo realizado.
  • Eletrocardiograma ambulatorial pela técnica de Holter
    Semelhante ao eletrocardiograma de repouso, este exame capta os sinais elétricos do coração durante 24 horas – é ideal para detectar arritmias que aparecem eventualmente, mas que se manifestam diariamente. Um pequeno gravador é preso à cintura da pessoa, e os eletrodos (fios) são fixados à pele do seu tórax, enviando os sinais elétricos das batidas cardíacas ao equipamento. Depois, um médico especializado em arritmias analisa esses sinais com o auxílio de um computador, e emite um laudo.
  • Looper (Looping Event Recorder)
    Fios eletrodos fixados ao tórax enviam sinais ao gravador como no exame pela técnica de Holter, mas nesse caso os sinais elétricos do coração não são registrados continuamente: seguindo as instruções de seu médico, o próprio paciente ativa a gravação quando apresentar o sintoma. O sistema pode ficar conectado à pessoa por semanas, até que apareçam os sintomas correlacionados a uma arritmia. Após o término, os sinais registrados são analisados por meio de um computador e um laudo é emitido por um especialista em arritmias cardíacas.
  • Teste de esforço
    Este teste, realizado em esteira ergométrica, é bastante usado para diagnosticar a diminuição do fluxo sanguíneo das artérias coronárias. Também é muito útil para registrar os batimentos cardíacos, pois sinais de arritmias podem eventualmente aparecer durante o esforço físico de correr ou mesmo acelerar o passo.
  • Tilt test (Teste de inclinação ortostática)
    Quem sente tonturas ou sintomas de desmaios pode estar sofrendo de queda na pressão arterial ou na frequência cardíaca. O tilt test tem justamente o objetivo de registrar a ocorrência desses sintomas. Presa a uma mesa inclinada, a pessoa examinada é posta quase em pé, mas sem fazer qualquer esforço. Esse exame é muito útil para investigar a causa de desmaios que ocorrem em determinadas situações, como ao passar longos períodos de pé, ao urinar, após as refeições, ou ao sentir fortes emoções.
  • Estudo eletrofisiológico
    Com a pessoa sob sedação leve e anestesia local, fios chamados de cateteres-eletrodos são introduzidos nas artérias ou nas veias da virilha, e posicionados dentro do coração com auxílio de Raios X. Estímulos de marca-passo são aplicados ao coração para tentar reproduzir a arritmia, enquanto um computador registra os sinais captados pelos eletrodos intracardíacos. Como é um procedimento invasivo, o estudo eletrofisiológico é utilizado apenas quando os demais exames não conseguem fazer o diagnóstico da arritmia.
  • Ecocardiograma
    Para avaliar estrutura e função das paredes e válvulas do coração, é usado um aparelho semelhante a um ultrassom. Por meio de sinais sonoros, ele consegue determinar o formato do órgão e captar o fluxo do sangue no seu interior. Embora o objetivo principal deste exame não seja a análise do ritmo das batidas do coração, é fundamental fazê-lo em pessoas com arritmias cardíacas. Essas disfunções normalmente são consideradas menos graves em quem, no ecocardiograma, apresenta coração dentro do padrão.
Clique para ver todos os exames

Temos um brinde para você! Baixe GRÁTIS o PDF
10 MITOS & VERDADES SOBRE O MARCA-PASSO

Fazer download
Todo o conteúdo publicado neste site é de cunho exclusivamente informativo e não substitui uma consulta médica.
OPS!

Os seus dados não foram escritos corretamente. Por favor, preencha os campos com seu nome e seu endereço de e­mail.

Voltar