Sintomas

Quem tem arritmia cardíaca pode sentir:
  • Cansaço
    Pessoas que sofrem de bradicardia por doença – geralmente causada por uma doença elétrica do coração – citam como sintoma mais comum o cansaço. Quando a frequência dos batimentos cardíacos diminui muito, o coração bombeia menos sangue para todo o organismo, o que desregula a oxigenação. E a falta de oxigenação adequada provoca mau funcionamento dos vários órgãos, levando à sensação de cansaço geral. Sonolência, má digestão ou fraqueza nas pernas, por conta do fluxo sanguíneo reduzido no cérebro, nos intestinos e na musculatura esquelética, são outros sintomas da arritmia cardíaca.
  • Falta de ar
    Quando o coração diminui o bombeamento de sangue, pode provocar a retenção de líquidos nos pulmões, também chamada de “congestão pulmonar”, causando a falta de ar. É um sintoma bastante comum em pacientes que apresentam arritmias.
  • Inchaço nas pernas
    Batidas irregulares diminuem a capacidade do coração de bombear o sangue, o que compromete toda a circulação sanguínea do corpo. Quando o sangue fica represado nas pernas, ocorre o extravasamento de líquidos nessa região, o chamado “edema”, mais conhecido como “inchaço”.
  • Tontura
    A tontura é sintoma de diversos problemas clínicos, e pode se manifestar inclusive como reflexo de alterações da frequência cardíaca. Se o seu coração apresenta batidas muito lentas ou mais aceleradas, a oxigenação no cérebro fica comprometida, o que causa vertigens. Ao perceber esses sintomas, relate ao seu médico. Já a tontura que provoca sensação de movimentos rotatórios é muito frequente principalmente em idosos com quadros de labirintite. Nesses casos, porém, não há relação com arritmias cardíacas, e sim com a cóclea, parte do ouvido interno.
  • Pré-síncope
    Quando uma pessoa sente uma tontura muito forte, fica com a vista escurecida e tem a sensação de que vai desmaiar, deve procurar atendimento médico para investigar a causa, pois esses sintomas podem ser reflexo de falta de oxigenação cerebral grave – o que muitas vezes ocorre por causa de arritmias cardíacas.
  • Síncope
    A síncope, mais conhecida como desmaio, é a perda súbita da consciência com recuperação completa da lucidez rapidamente, sem qualquer consequência. Há muitos casos em que a pessoa pode sofrer uma síncope e, se estiver sozinha, nem se dar conta do que aconteceu. Mas um desmaio ocasiona quedas, que podem acarretar algum trauma, principalmente na face ou no cérebro. Como esses episódios tendem a se repetir, procure logo o seu médico se você passar por essa situação.
  • Palpitação
    É bastante comum a sensação de que o coração bate fora do compasso, de “batedeiras” ou “rajadas” de batidas cardíacas no peito ou no pescoço. Esses eventos podem estar relacionados a uma arritmia cardíaca. Por isso, é muito importante que você informe a seu cardiologista caso tenha essas sensações, pois isso vai ajudá-lo a diagnosticar entre os diferentes tipos de arritmia. Também, ao sentir uma palpitação rápida e forte, que pode ser o início de uma síncope, você estará instruído e poderá se proteger antes de perder a consciência e cair.
Clique para ver todos os sintomas

Temos um brinde para você! Baixe GRÁTIS o PDF
10 MITOS & VERDADES SOBRE O MARCA-PASSO

Fazer download
Todo o conteúdo publicado neste site é de cunho exclusivamente informativo e não substitui uma consulta médica.
OPS!

Os seus dados não foram escritos corretamente. Por favor, preencha os campos com seu nome e seu endereço de e­mail.

Voltar